Home » » Cada cabeça, uma sentença

Cada cabeça, uma sentença

Na opinião do Dr. Thiago de Almeida, psicólogo especialista no tratamento das dificuldades nos relacionamentos amorosos, nenhum casal está imune à mentira.

O ser humano mente desde criança, seja para manter sua autoestima ou para que os outros tenham uma boa imagem dele. Mas será que esta atitude combina com relacionamentos amorosos? Para muitos casais, a verdade é requisito básico para manter a união.
Você acha melhor mentir e dizer para o atual parceiro que você não tem mais contato com o ex, por exemplo, mas dentro de um relacionamento, verdade é sinônimo de fidelidade. Porém, é mais comum disfarçarmos nossas próprias imperfeições e cobrar uma boa conduta do outro. Afinal de contas, a mentira é boa para enganar a nós mesmos. "Quando dizemos que não traímos, quando na verdade já traímos, estamos tentado diminuir nossa culpa, dizer que a gente comete apenas deslizes e que os erros dos outros são mais sérios."
Não existe um manual sobre como assimilar ou dizer uma mentira, mas o especialista acredita que o tempo de relacionamento pode interferir no jeito como o casal lida com ela. "O tempo ajuda sim a desenvolver a leitura do comportamento alheio. Em um determinado momento, um percebe que o outro está mentindo, mas não liga. Cada casal precisa definir seu jeito de lidar com isso".
Com o passar dos anos, passa-se a ter uma visão mais realista do outro e a mentira afeta cada vez menos a relação", explica. "Um exemplo típico é quando a mulher alega que está com dor de cabeça para não fazer sexo. É uma mentira politicamente correta, pois é mais fácil falar isso do que dizer que está com sono, deixando o parceiro chateado. Ele acaba aceitando a desculpa para não criar uma situação ruim", afirma.
Porém, quando se descobre a mentira do outro, dá-se início a um conflito, cujas proporções variam de casal para casal. "Antes que isso aconteça um bom diálogo pode levar o casal a uma conciliação, ou até mesmo a uma aceitação".
Muitas vezes uma traição está apenas no pensamento
"Viver na ilusão não dá certo, pois mais cedo ou mais tarde a realidade nua e crua se fará presente"


0 comments:

Post a Comment

 
Support : Copyright © 2015. news celebrity - All Rights Reserved